logo
#208 Tipografia do Conto. Porto

  O edifício que recebe o novo Hotel “Tipografia do Conto” foi construído no início do século XX para albergar pequenas atividades industriais, típicas do centro do Porto, como uma Tipografia e uma Oficina de Artes Gráficas, entretanto desativadas.
  Dessa ocupação “oficinal” anterior restam algumas memórias: o open-space térreo, outrora repleto por máquinas rotativas em permanente labor, algumas chapas de impressão, e os belos contadores em madeira.
  A memória não se perdeu, uma vez que o novo projeto arquitetónico evoca essa condição “oficinal” anterior, mantendo, para isso, a fachada principal, em pedra, num estilo deco, e a flexibilidade espacial interna, ao nível do piso térreo.
  A evocação prolonga-se no desenho das novas fachadas voltadas ao pátio interior – uma composição “tipográfica” em estrutura de madeira -, mas também nos recobrimentos dos novos tetos, formados por letras gravadas nas superfícies em betão.
  A fachada posterior, também em betão, confina com um pátio ajardinado, e abre-se para um frondoso jardim rematado por uma piscina, bem encaixada entre os muros de pedra existentes.
  Em síntese, e à semelhança de um projeto anterior desenvolvido pela Pedra Líquida – a Casa do Conto -, o Porto ganha aqui um novo espaço de alojamento turístico diferenciado, com 10 quartos customizados, constituindo um ponto de encontro cultural entre visitantes e cidadãos.





EQUIPA: Pedra Líquida

CLIENTE: Privado

FOTOGRAFIA: Fernando Guerra
                        www.ultimasreportagens.com