logo
#213 São Bento Residences. Porto

O projecto São Bento Residences está localizado numa esquina notável do Centro Histórico do Porto, junto à Estação de São Bento e a alguns metros da Sé Catedral e da Avenida dos Aliados.
Esta esquina é fruto de um plano de demolição da Rua do Loureiro, iniciado nos anos 1940, com vista ao rasgamento de um novo eixo urbano: a Avenida D. Afonso Henriques. Este gesto gerou uma “ferida” aberta no centro da cidade, um vazio urbano que expõe uma escarpa de granito (resultante da demolição).
O projecto pretende estabelecer um possível diálogo entre essas camadas históricas, e uma relação equilibrada entre a fachada da estação e o maciço pétreo da escarpa. A solução apresentada propõe a continuidade entre as escalas “monumental” e “residencial”, presentes no lugar, e as materialidades do “natural” e do “artificial” que marcam aquela paisagem. Um bloco monolítico, construído em betão aparente, bujardado “in situ”, adapta-se, não apenas à forma da escarpa, como também ao edifício do século XVIII, cujos fragmentos em granito são salvaguardados.
Em resposta ao programa pedido pelo cliente – dezasseis apartamentos entre tipologias de T0 e T1 – o bloco assume dois propósitos, traduzidos por dois volumes: um absorve e complementa, por afinidade, a fachada de pedra da Rua do Loureiro; o outro inaugura uma nova fachada na Avenida D. Afonso Henriques. A diferença entre os dois volumes assinala a entrada, e os acessos verticais aos apartamentos. Quatro desses apartamentos preenchem o volume que contém as fachadas do século XVIII; os restantes distribuem-se pelo novo volume, cujos espaços interiores são marcados por nichos em betão, e por diferentes perspectivas da envolvente urbana, quando observada através dos novos vãos e varandas. No piso térreo, um espaço de restauração relaciona ambos os volumes.
A composição rítmica da fachada na Avenida D. Afonso Henriques reinventa as proporções verticais da arquitectura tradicional portuense. O projecto apresenta detalhes em latão, presentes na composição das novas varandas e dos caixilhos do piso térreo, contrastando com a fachada em betão aparente.
Ao integrar-se nos edifícios e na escarpa em redor, sem deixar de afirmar a sua contemporaneidade, o projecto São Bento Residences procura estabelecer uma ponte entre o século XVIII e o século XXI.

EQUIPA: Pedra Líquida

CLIENTE: PRIVADO

FOTOGRAFIA: João Morgado
                      www.joaomorgado.com