logo
#213 São Bento Residences. Porto

O projecto São Bento Residences está localizado numa esquina notável do centro histórico do Porto, ao lado da Estação de São Bento, e a alguns metros da catedral principal da cidade e da Avenida dos Aliados.
Esta esquina, originada nos anos 30, fruto de um plano de demolição da Rua do Loureiro , para o desenvolvimento de um eixo moderno, a Avenida D. Afonso Henriques. Este eixo gerou uma “ferida” aberta no centro da cidade, um vazio urbano que expõe uma escarpa de granito (resultante da demolição).
O projecto pretende estabelecer continuidade entre todas as camadas históricas, mas também uma relação de balanço entre a fachada da estação velha e o maciço de pedra da escarpa.
A solução apresentada propõe uma união entre as escalas “monumental” e “residencial”, e as materialidades do “natural” e “artificial”. Um bloco monolítico, construído em betão exposto, martelado “in situ”, conforma-se, não somente com o formato da escarpa, mas também com o edifício do século XVIII, cujos fragmentos em granito, se encontram salvaguardados.
Para dar resposta ao programa pedido pelo cliente – dezasseis apartamentos, entre tipologias de T0 e T1 – o bloco assume dois propósitos: parte absorve e complementa, por afinidade, a fachada de pedra da Rua do Loureiro; a outra inaugura uma nova fachada na Avenida D. Afonso Henriques. A diferença entre os dois volumes marca a entrada, e os acessos verticais aos apartamentos. Quatro desses apartamentos preenchem o volume que contém as fachadas do século XVIII; os restantes distribuem-se pelo novo volume, cujos espaços interiores são marcados pelos nichos em betão, e por uma diferente visão do ambiente urbano em redor, observado através de novas janelas e varandas. No piso térreo, um espaço de restauração relaciona ambos os volumes.
A composição rítmica da fachada na Avenida D. Afonso Henriques reinventa as proporções verticais da arquitectura tradicional portuense.
O projecto apresenta detalhes em latão, presentes na delicada composição das suas novas varandas e caixilhos de janela no piso térreo, contrastando com a fachada em betão.
Integrando os edifícios em seu redor e a escarpa, e a afirmação de contemporaneidade, o projecto São Bento Residences procura estabelecer uma ponte entre o século XVIII e o século XXI.

EQUIPA: Pedra Líquida

CLIENTE: PRIVADO

FOTOGRAFIA: João Morgado
                      www.joaomorgado.com