logo

Atelier Pedra Líquida



Com uma dinâmica assente no trabalho de equipa, o Atelier Pedra Líquida gosta de analisar e viver a cidade contemporânea, acreditando na sua evolução e progressiva consolidação.
Enquanto colectivo polivalente, envolve-se em projectos de reabilitação arquitectónica, projectos de habitação e hotelaria e ainda projectos curatoriais e expositivos.
Embora com caracteres distintos, essas intervenções pretendem ter uma identidade própria, não esquecendo a matriz da própria cidade, e acompanhando a acção do tempo, da sociedade, da cultura e de tantos outros factores intervenientes na vida urbana.
A componente de gestão de obra e de construção é uma forma efetiva de dar seguimento às suas ambições projectuais.




Em 2008, o atelier foi finalista dos Prémios FAD, Barcelona, com a instalação intitulada “VIP”, na Casa da Música, no Porto.

Em 2010, foi 2ª classificado no Concurso Internacional para a Requalificação do Edifício do Museu do Carro Eléctrico, no Porto.

Foi vencedor, em 2011, do primeiro prémio da categoria “Renovação” do IDA11 (International Design Awards 2011), em Los Angeles.

Foi merecedor, em 2012, de uma Menção Honrosa do prémio “João de Almada”, no Porto.
Foi selecionado, em 2012, para a mostra da Ordem dos Arquitectos “Respect for Architecture Porto 2012“, e na Bienal Ibero-americana de Design 2012.

Foi, em 2017, 2ª classificado no Concurso dos Percursos Pedonais e Ligações Mecanizadas, no Porto.