Concurso Rua da Verónica
Mais do que um Edifício de Habitação, um Habitat Coletivo
A proposta que apresentamos ao Concurso Público de Conceção para um conjunto de Habitação Municipal na Rua da Verónica - Quinta do Ferro pretende ser mais do que uma nova unidade habitacional, de gestão municipal. Na verdade, visa criar, antes de tudo, um verdadeiro Habitat Coletivo, onde os espaços de vida individual – fogos T1 e T2 – se articulam com os espaços de vida comunitária - Estacionamento, Pórtico de Passagem, Átrio, Galerias e Pátio Traseiro, oferecidos aos habitantes e visitantes.
Este conceito resgata o espírito de vida coletiva que encontramos em muitos bairros tradicionais de Lisboa, mas sobretudo na Graça, onde se localizam algumas das mais conhecidas Vilas-pátios operárias da cidade, espaços de uma convivência que se perdeu no tempo, e que importa inserir nos modos do habitar contemporâneo.
Lembremos, por exemplo, a Villa Sousa, no Largo da Graça, onde um pátio coletivo central é rodeado por um extenso conjunto de quatro pisos, um deles em mansarda.
O acesso ao pátio situa-se no miolo do edifício, sendo marcado por um corredor pórtico de pé-direito duplo, que nos convida a descobrir o seu interior.
Na nossa proposta, retoma-se o jogo de escalas, ritmos e materialidades, tão característico do Bairro da Graça e do seu imaginário simultaneamente palaciano e operário, intensificando-se a desejada relação entre Habitação e Habitat Coletivo.
Desenhos Técnicos
Renderização
- Team
- Pedra Líquida
- Client
- SRU
- Year
- 2021
- Renderização
UM Studio